top of page

WIRA'O HAW 2022, em outubro na Tekohaw Maraká’nà | Campanha de Apoio, participe!

WIRA'O HAW 2022, em outubro na Tekohaw Maraká’nà

Campanha de Apoio, participe!

Também conhecida como Festa do Moqueado, ou da Menina Moça - Festa do Mel (no caso dos rapazes) -, é um Ritual Milenar que representa e sustenta a cultura ancestral da nação Guajajara (Tenetehar), historicamente minorizada pelo colonialismo, que rexiste ao seu apagamento, ao etnocídio, também vivido, portanto, como um Ritual de Rexistência Cultural.

Este ano de 2022 será a segunda vez, depois da Retomada de 2006, nestes 16 anos, que uma menina nascida e criada na comunidade Tenetehara da Tekohaw Maraká’nà (Aldeia Maracanã), atinge a puberdade. E como é da Tradição desta Cultura, estamos nos preparando para realizar seu Ritual de Passagem, em conjunto com outras meninas, parentes deste mesmo povo indígena, de outras aldeias, que também virão para serem consagradas juntas.

A Wira’o Haw de Maynumi Guajajara deverá acontecer em outubro deste ano na Tekohaw Maraká’nà. Mas, para que possamos realizar este Ritual de Passagem, precisamos garantir o deslocamento e a alimentação de parentes indígenas Guajajara do Maranhão e de Brasília, conforme uma territorialidade definida pela genealogia de parentesco e vivência comunitária em comum, assim como de comunidades do próprio estado do Rio de Janeiro, entre outras comunidades indígenas mapeadas, cuja participação é significativa, assim como parentes e apoiadores da própria Aldeia Maracanã, num Ritual que é fechado para as pessoas convidadas, para preservar seu sentido comunitário e espiritual.

Para conseguirmos os recursos necessários à realização deste Ritual Ancestral tão importante, lançamos esta Campanha de Arrecadação Coletiva, contamos com a colaboração de todas aquelas pessoas que reconhecem sua importância para a formação destas meninas e para a Rexistência Cultural e Territorial de suas comunidades.

Para esta Campanha, abrimos uma Conta específica, para recebermos e prestarmos contas destas doações

Banco: Caixa Econômica Federal Agência: 3241 Conta: 746686606-0 Código Poupança: 1288 Nome: Maynumi Guajajara (Urutau) CPF (PIX): 171182597-21

Celular para contato: (21) 995047517 (Urutau)

REALIZAÇÃO Centro de Etnoconhecimento SocioAmbiental e de Defesa dos Direitos Indígenas Cauyré- CESAC

Aldeia Pluriversidade dos Povos de Rexistência do Maraká’nà


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Untitled

Yorumlar


bottom of page