top of page

CASA DO ÍNDIO - FUNAI Remoção NÃO! Casa do Índio FICA e REEXISTE!

CASA DO ÍNDIO - FUNAI

Remoção NÃO! Casa do Índio FICA e REEXISTE!

Os indígenas da Tekohaw Maraka'nã e da Universidade Pluriétnica Indígena Aldeia Maraka'nã, convocam aliados da luta indígena para o Ato de emergência que ocorrerá na sede da Casa do Índio na Ilha do Governador. A Tekohaw Maraka'nã que representa o movimento indígena no Rio de Janeiro e que vem realizando ações na Casa do Índio exige a manutenção da Casa. Também cobramos soluções para a situação do espaco e dos 9 indígenas que se encontram na Casa em situação de vulnerabilidade abandonados pela Funai e a Sesai. Queremos o nosso protagonismo indígena na gestão da Casa e no cuidado para com os pacientes indígenas.

O MPF e a FUNAI estiveram no local semana passada sem consultar o movimento indígena e não deixaram explícito o que vai ser feito. Fala-se na retirada dos indígenas e fechamento da Casa, o que repudiamos. Retiraram ilegalmente sem autorização as placas da fachada da Casa do Índio já descaracterizando o local.

Que a Casa do Índio, que foi construída com o suor de nossos ancestrais indígenas, seja reformada com o protagonismo indígena. Que a mesma continue sendo Casa do Índio, um programa internacional reconhecido na saúde indígena, que respeita e aplica a medicina Ancestral. Esta Casa faz parte de um processo histórico na luta pela saúde indígena, visto que é a primeira Casa do Índio, e que avança no debate atual relacionado à saúde dos indígenas em contexto urbano.

FUNAI e SESAI cumpram com suas responsabilidades!

Não ao genocídio indigena! Não à violência institucional contra os povos da Floresta!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Untitled

Комментарии


bottom of page