top of page

Aldeia Maraká’nà participa de Encontro na cidade de Toronto/Canadá com UFRJ e York University


Aldeia Maraká’nà participa de Encontro na cidade de Toronto/Canadá com UFRJ e York University

O Encontro que aconteceu na última semana, de 26 de setembro até o dia 02 de outubro, foi resultado do Projeto Residências Artísticas Partilhadas realizado com jovens lideranças indígenas da Tekohaw Maraká’nà com o Núcleo de Pesquisas, Estudos e Encontros em Dança* ( @onucleo /UFRJ) coordenado pelas professoras Lidia Laranjeira e Ruth Torralba.

José Urutau e Potyra Guajajara participaram, representando a Aldeia, do Encontro. Na nossa Comitiva estivemos em boa compania de Ruth, Lidia e dos professores Yara Costa (UEM), Alexandre Cursino, do Cacique Luis Laureano Baniwa de Itaquatiara Mirim, São Gabriel da Cachoeira - Amazonas, Tais Almeida e Pablo Carvalho, coordenadores dos Projetos Cavalcanti-se, do bairro de Cavalcanti na região norte periférica da cidade do Rio de Janeiro - https://www.facebook.com/cavalcanti.se, entre outros participantes.

E juntos participamos de um grande Encontro com professores, pesquisadores, artistas, Pajés e Lideranças indígenas de diversas comunidades e movimentos de diversos lugares do Canadá. Fomos recebidos de uma forma comovente pelos organizadores, que, sem que soubéssemos, demonstravam conhecer a situação que enfrentamos no Brasil e nos acolheram de forma especial, fazendo nos sentir fortalecidos.

Este Encontro se deu, previamente, pelos trabalhos de pintura, de arte mural de autodemarcação territorial da Aldeia, que, além da nossa Tekohaw, dos modos de ser indígena, de nossa territorialidade, mas também falam da situação dos povos indígenas no Brasil, como no mural em homenagem ao jovem Guardião da Floresta Guajajara Paulo Paulino, que foi assassinado no Maranhão.

O Projeto é uma realização do Laboratório de Crítica da UFRJ coordenado pelo Professor Sérgio Andrade e Hemispheric Encounters/York University

Katu haw a todos, e à Thais Chilinque, Nane Vieitas e Giulia Scarpa também de onucleo de Dança da UFRJ, pelas inspirações, trocas de saberes, artes e culturas.

Gratidão a todas as mulheres guerreiras que estiveram presentes! Katu ahy!

Participaram deste Projeto de Residências Compartilhadas como jovens lideranças indígenas da Tekohaw: Sandro Akroa Gamela, Perla Mayra Guajajara, Wenzo Maxakaly, Vinicius Guajajara, Ernato Guajajara, Julio Ashaninka, Maynumi Guajajara, Luiz Xukuru, Uirahu Guajajara e Esther Pataxo, até a pequena Pirazuma entrou na dança e fez da arte sua brincadeira. Entre outros artistas que contribuiram de forma fundamental com o trabalho como Wanessa Ribeiro, Rita Barroso Tirió, entre outras pessoas que também participaram.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Untitled

Comments


bottom of page